Tenho presenciado, aliás, todos nós temos, presenciado muitas fofocas que destroem pessoas, história, famílias, namoros, amizades, etc;
Vou comecar com uma história...
Em um certo dia, uma pessoa chegou em Aristóteles e disse assim: - Ah, você não sabe o que eu ouvi falar do seu amigo. Aristóteles, muito sábio, disse: - Espera aí. Antes de você me contar, vamos fazer um exercicio? Você só vai me contar depois de passar a sua informação por três filtros. - Tudo bem, disse o amigo.
Aristóteles: - Primeiro filtro: O filtro da verdade. Aquilo que você vai falar do meu amigo, você tem certeza que é verdade?
Ele disse: - Não.
E Aristóteles continuou: - Então você vai me dizer algo, mas não tem certeza se realmente aconteceu. Mas antes de você me contar, vamos passar pelo segundo filtro. O que você vai me contar é bom?
Ele disse: - Não, não é bom.
Aristóteles: - Tudo bem. Você não sabe se é certo o que vai me contar, não é bom, e mesmo assim você que me contar. Mas espera aí, antes de você me dizer, quero que você passe por um terceiro filtro: O que você vai dizer do meu amigo, tem utilidade pra mim?
E ele já meio sem graça disse: Não. - Então você vai me desculpar. Pois, se não é certo o que você vai me dizer, se não é bom, e se não tem utilidade nenhuma pra mim, porque você acha que eu iria gostar de ouvir?
Que sabedoria! Penso como seria bom se nós, ao estar prestes a ouvir algo identificado como fofoca, fizéssemos a experiência dos três filtros. Aliás, a partir do momento que alguém resolve me contar uma fofoca, é sinal de que ela acredita que eu sou um depósito de qualquer coisa. Que meu cérebro está apto a guardar informações que no fundo são lixo! Pessoalmente não acredito que quero ocupar minha memória com informações que só querer prejudicar, afinal a unica proposta que a fofoca tem é esta, prejudicar alguém. E se alguém quer prejudicar outra pessoa, através de suas incertas informações, eu não quero fazer parte. Esse três filtros são muito bons, pois são uma forma que nós podemos encontrar de criar uma barreira quanto a essas inúteis conversas. E se você, leitor, tem o costume de fazer esse tipo de comentário, me desculpe, me desculpe mas a proposta que Jesus nos dá, um modo que temos de tornar esse mundo um pouco melhor, contradiz todo tipo de ato que prejudica as pessoas. E a fofoca é um desses atos que prejudica. O pior é que geralmente os fofoqueiros não sabem o dano que a fofoca vai causar. Pesquise no GOOGLE, quantos assassinatos, separações e até suicídios já aconteceram, por uma conversa que alguém, com espírito de porco e que não encontrou o que fazer inventou. Desculpem a irritação, mas é que eu realmente fico nervoso, pois atualmente presencio pessoas que estão se auto-destruindo por histórias que não existem, pelo fato de terem sido espalhadas, na sociedade, falsas verdades. Um dia, um padre muito sábio, talvez você o conheca, se chamava Padre Léo (infelismente já faleceu), dizia que sonhou que na entrada do inferno havia um grande tapete vermelho, e ele, observando mais de perto, percebeu que o tapete era feito de linguas. Então finalizemos com um questionamento... Quem sabe a sua língua não está lá?
Por Maurício Miranda
não queria q a minha estivesse Maurício!
ResponderExcluirCara aquelas "dona marocaS".....
hehehehehehehehe
vc é muito sábio!
abrs meu Irmão
Felipe